Li o artigo. Achei bem informativo. Na verdade o texto coloca certas perguntas que inquietam. Às vezes vejo os textos do Mattar bastante otimistas. Otimistas demais eu diria. A minha experiência com EAD tem mostrado que o aluno chega com problemas básicos de conteúdo além de problemas existenciais. Tenho me dedicado ao estudo da biografia humana para poder entender os alunos em seus momentos de vida. Quando fiz isso eles se sentiram melhor em suas vidas e nas empresas onde trabalham. E os conteúdos fluíram melhor.
Mudando um pouco de assunto segue um Blog sobre alfabetização precoce, uma coisa que devemos abolir: http://blogdaroselysayao.blog.uol.com.br/arch2009-04-16_2009-04-30.html
Um Abraço: Silvio Barbieri http://distanteduc.blogspot.com/
Alberto Mota: Míriam, o artigo lembrou-me uma conversa que tive com alguns colegas professores quanto as circunstâncias com que são formados nossos colegas: os professores do 2º ciclo do Fundamental queixam-se dos professores do 1º ciclo; os professores do Ensino Médio queixam-se dos professores do 2º ciclo do Fundamental; os professores do Ensino Superior queixam-se que os alunos não tem base porque os professores do Ensino Médio não ensinaram direito. Só que nós professores do Ensino Superior é que formamos os professores do 1º ciclo (e todos os outros). Onde está a falha no processo, se o processo é ciclíco?
Miriam Boa Tarde,
ResponderExcluirLi o artigo. Achei bem informativo. Na verdade o texto coloca certas perguntas que inquietam. Às vezes vejo os textos do Mattar bastante otimistas. Otimistas demais eu diria. A minha experiência com EAD tem mostrado que o aluno chega com problemas básicos de conteúdo além de problemas existenciais. Tenho me dedicado ao estudo da biografia humana para poder entender os alunos em seus momentos de vida. Quando fiz isso eles se sentiram melhor em suas vidas e nas empresas onde trabalham. E os conteúdos fluíram melhor.
Mudando um pouco de assunto segue um Blog sobre alfabetização precoce, uma coisa que devemos abolir:
http://blogdaroselysayao.blog.uol.com.br/arch2009-04-16_2009-04-30.html
Um Abraço:
Silvio Barbieri
http://distanteduc.blogspot.com/
Adorei o conteúdo ,muito questionativo ,aguça mais a curiosidade sobre o assunto!
ResponderExcluirAlberto Mota: Míriam, o artigo lembrou-me uma conversa que tive com alguns colegas professores quanto as circunstâncias com que são formados nossos colegas: os professores do 2º ciclo do Fundamental queixam-se dos professores do 1º ciclo; os professores do Ensino Médio queixam-se dos professores do 2º ciclo do Fundamental; os professores do Ensino Superior queixam-se que os alunos não tem base porque os professores do Ensino Médio não ensinaram direito. Só que nós professores do Ensino Superior é que formamos os professores do 1º ciclo (e todos os outros). Onde está a falha no processo, se o processo é ciclíco?
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